sexta-feira, 17 de maio de 2013

E por que não? A volta da ficha de leitura


Mamãe trouxe um lobo para casa
A ficha de leitura é uma das formas mais antigas de verificação da leitura dos textos. Por muito tempo, ficou escondida nas gavetas, por ter sido exaustivamente utilizada e reutilizada como única forma de avaliação de leitura. Ela pode ser útil como roteiro de compreensão dos elementos da narrativa, desde que hajam outras formas de leituras, de verificação, de estímulo à leitura.

Pensando em como estimular novas e velhas leituras e releituras, propus aos meus alunos de 7º ano que escolhessem um conto ou qualquer narrativa curta de sua preferência e analisassem a partir de uma ficha de leitura previamente estipulada. Depois que construíssem uma maquete que nos ambientasse do lugar onde acontece a narrativa. O resultado não poderia ser melhor, pois contagiou outros leitores que passam diariamente por onde as maquetes estão expostas.

A intenção final é de que tanto a ficha de leitura como a construção da maquete sirvam como estratégias de leituras, pois não podemos abstrair nada que não seja vivenciado, algum teórico antes de mim já disse isso.

As loucas aventuras do Barão de Münchausen

Contos de Perralt
Bem, o próximo passo é alimentar este blog com as palavras desses leitores em descoberta da narrativa. Boa leitura!!!
                                                                                                    Angelica de Souza
Os três porquinhos

Café Van Gogh

 




7 comentários:

  1. Histórias de Velha Totônia - O príncipe João

    Eu li o livro Histórias de Velha Totônia onde se encontra o conto o príncipe João do autor Josè Lins do Rego, foi publicado na cidade do Rio de Janeiro, é da editora José Olimpio, em 2007.
    Este conto fala sobre um príncipe que saiu do seu reino para caçar um veado muito velox. Ele correu muito mas não conseguiu, até que viu muralhas muito grandes e decidiu achar um jeito de entrar. Era um reino de gigantes, o rei era muito grande e escravizou o Príncipe João. Ele mandava príncipe fazer tarefas muito díficeis que nem sempre ele conseguia. Até que um dia ele conheceu Guimarra que começou ajudá-lo. Um dia eles sairam a cavalo, o pai dela descobriu e saiu atrás dela. Ela tinha poderes mágicos e enganou seu pai por três vezes. Eles chegaram a cidade e a princesa que era super grande ficou do tamanho de um humano normal. Eles chegaram ao palácio do príncipe pequeno e se casaram, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre.

    Andressa de Moura Soares
    13 anos
    7º ano C

    ResponderExcluir
  2. A menina da varanda




    Esse e o livro a menina da varanda do autor Leo Cunha, foi publicado em Rio de Janeiro, na editora Record LTDA publicado em 2007. Os personagens são a velha pianista e a menina da varanda. Isso aconteceu na varanda da casa, era narrador observador.
    Velha pianista abriu a janela e viu uma menina sentada na varanda do vizinho. O conflito é que não havia nenhuma menina na varanda, o clímax era uma velha solitária que pensava que tinha uma menina na varanda do vizinho. A resolução é que a velha não enxergava muito bem e foi abrir a janela da varanda e viu uma estátua e pensava que era uma menina e começou a contar a suas historias, mas a estátua não respondia. Um dia levaram-na para outra casa e a velha ficou muito triste. Um dia veio a menina e a velha começou a contar suas historias da vida dela e a garota gostava.

    Ana Carolina Farias da Silva, 12 anos.

    ResponderExcluir
  3. As Loucas Aventuras do Barão de Munchausen

    O nome do livro que eu estou lendo é As Loucas Aventuras do Barão de Munchausen, o nome do autor do livro é Rudolph Erich Raspe com tradução e adaptação de Heloísa Prieto, cidade de publicação São Paulo e data de publicação de 2009.
    A historia começa quando o barão de Munchausen amarra o seu cavalo na copa de uma árvore e dorme em um lugar coberto de neve. Quando ele acorda ele vê que está no jardim de uma igreja e o que ele pensava que era uma árvore era o topo de uma igreja e vi o que o cavalo estava pendurado no topo da igreja. O barão deu um tiro certeiro nas cordas que estavam segurando o cavalo e ele caiu de quatro no chão pronto para partir para São Petersburgo. Só que no caminho ele encontra um lobo feroz que come o cavalo numa só mordida. Só que as rédias do cavalo ficam presas na boca do lobo, e o lobo puxou o barão até São Petersburgo. E as pessoas que ali estavam ficarão impressionadas com o que viram.

    Luis Henrique Passaia de Vargas
    12 anos -

    ResponderExcluir
  4. O livro A mulher do meu pai é da Regina Drummond, foi publicado em São Paulo, da editora Scipione, em 2004. Os personagem são Isabela, Aline, Gabriela, Pai (não tinha nome) e Jandira. O lugar onde acontece a história é em Santos, o tipo de narrador seria narrador personagem.

    resumo da história: O pai se separou e as filhas não gostavam da madrasta francesa que ficava colocando regras em tudo. A nova madrasta de Isabela não se dava muito bem com ela e nem com a mãe, e viviam se encrencando. Quando Isabela pensou que tinha esquecido da Aline (a madrasta), ela veio a tona implicando com Isabela e colocando regra em tudo e elas acabam discutindo. Isabela e Aline se entendem e viram amigas, mas com a condição de Aline não ficar mais colocando regra em tudo .
    Josana de Oliveira,14 anos,Canoas-RS

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mamãe trouxe um lobo para casa

      Mamãe trouxe um lobo para casa é uma história de Rosa Amanda Strausz.
      A história começa quando a mãe de um menino traz um lobo para casa, mas o garoto não gostou da ideia de ter um lobo em casa e o garoto estava com muito medo de que o lobo comesse a família dele.
      Até que um dia quando o menino estava vendo televisão, o lobo perguntou se ele queria brincar.
      Então o menino e o lobo Levy começaram a ficar amigos, se entender e começaram a brincar juntos.
      Levy, o lobo, se torna o melhor amigo do garoto e começa a se tornar uma pessoa, começa a andar, correr com duas pernas e começa a comer de talheres e o garoto começa a se tornar lobo.


      Henrique Costa Pinto
      14 anos

      Excluir
  5. Do coração de Telmah(Hamlet)

    O nome do Autor(a) do Coração de Telmah é Luís Dill, a cidade de publicação é em Porto Alegre pelo(a) Editor(a) LTDA, foi publicado em 2009.
    Os personagens deste livro são Telmah, Cláudio, Lairton e Alvires, o lugar aonde isso aconteceu foi no Morro de El Señor, o tipo de narrador é o Narrador Personagem. A situação inicial do texto Do Coração de Telmah é que Telmah diz que está morrendo, ela tem o Luto de seu pai que morreu assassinado.
    Telmah é uma menina que perdeu o pai e depois de muito tempo encontra o fantasma do mesmo, que pede à ela vingança por seu assassinato. Porém Telmah fica em dúvida ao saber que os assassinos de seu pai são sua mãe e seu tio. O Clímax Do Coração de Telmah é que em meio a tudo isso, ela nos conta de sua amizade com Honório, seu namoro com Orlando e como está vivendo no presente. A Resolução Do Coração de Telmah é que ela fica cada vez mais fraca e morre com menos de 21 anos de idade.


    Gabriela Barcelos Martins, 12 anos
    7ºAno C - 10/05/2013

    ResponderExcluir
  6. A BELA ADORMECIDA

    Este livro é um livro de Fernanda Lopes de Almeida este foi lançado em 2012 em São Paulo.
    era uma vez eu rei e uma rainha viviam desprezados por não terem filhos,mas ela ficou gravida e chamou todas fadas do mundo para serem madrinha e tinha uma velha que disse que a criança iria morrer mais alem da vida,mas havia a fada que falou não se preocupem ela não vai morrer só
    apenas dormir por cem anos disse a fada mais nova,a princesa se machucou e dormiu por cem anos, um príncipe achou ela e se casaram mas a mãe do príncipe queria comer os filhos da princesa porque ela era uma ogra mas o cozinheiro estava enganado ela mas ela descobriu e quis matar eles todos mas o príncipe não deixou e a ogra mãe se matou e o príncipe e a sua família viveram felizes para sempre.

    Yuri Campos da Silva 03/06/2013

    12 anos 7ºano C

    ResponderExcluir