sábado, 12 de julho de 2014

Memórias da escola

Meu pai me dizia "Escreve, Angelica, o que eu te conto, um dia tu também vai esquecer", com isso nascia a minha vontade de aprender a escrever, de registrar fatos e memórias. A leitura havia surgido na minha vida muito tempo antes, lembro do desejo em saber o que estava escrito numa revista do Mickey, lembro de inventar minhas próprias histórias a partir das figuras. Depois, lembro de estar sobre a cama dos meus pais e maravilhada, entendia o que estava escrito. A leitura foi meu primeiro grande evento, depois veio a escrita.

Sinceramente, eu escrevia muito mal, não levava o menor jeito, não entendia as regras da nossa língua, trocava (e troco) letras, por isso, já adolescente fui para a faculdade de Letras, pelo desejo de escrever.

Aprendi por desejo e necessidade. Talvez tudo isso tenha eu ter percebido que não posso ensinar o que não entendo. Surgiu então o desejo de registrar outras histórias como as que acontecem na escola. Minha trajetória como professora é recheada por cadernos de produção textual, saraus poéticos, portfólios... Em 2009, esses registros ganharam um formato virtual, angelsonnes.wikispaces.com. Posso dizer que dá trabalho, mas é bom rever esses textos.

Agora continuo com minha busca por memórias, porém dos meus ex-alunos, num projeto que começou no início do ano chamado Textos e Hipertextos com a parceria do 6B, 7A e 7B. Convido a todos a participar respondendo poucas perguntas:
*nome e época que estudou na escola:
* uma história que vc lembra dessa época:
* o que faz atualmente:
Suas respostas ajudaram nossos atuais alunos a produzir seus próprios textos para participar da Olimpíada de Língua Portuguesa.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho muito legal isso por que nos podemos aprender mais poder participar de olimpiadas!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir