quarta-feira, 13 de julho de 2011

Textos e mais textos

Escrever é sempre um desafio: transmitir o que se pensa de forma clara e ao mesmo tempo satisfazer a curiosidade do leitor. Nem todas as pessoas estão preparadas, por isso a melhor forma é aprender a fazer leituras diferenciadas. Quanto mais você lê, mais exercita sua capacidade de interpretação. Com o tempo passa a perceber que o texto possui um ritmo próprio, o que o diferencia dos demais. 

A leitura por si só não ensina a escrever, ensina a admirar textos. Muitas leituras dão base a novos textos, formando uma rede de conhecimentos, de memórias, de sensações. Assim como a leitura, o hábito de escrever é lento e gradual. A escrita se aprende na prática, no exercício quase que diário de encontrar palavras, histórias, motivos para escrever.

Uma maneira de auxiliar nesse exercício é criar roteiros de escrita. Existe um roteiro para cada tipo de texto. O desafio do momento é estimular os alunos a escrever resumos observando os elementos da narrativa, pois estavam acostumados a recontar histórias com as próprias palavras e a fazer leituras lineares do texto. Para isso usei o filme "Antes que o mundo acabe". Os alunos de 6ª série fizeram resumos e os de 8ª série estão trabalhando a resenha. O resultado é razoável, mas já conseguiram se organizar melhor que nos textos do 1º trimestre.


Apresentação de resenha 8ª série - turma 81

Apresentação de resenha - 8ª série - turma 82
Volto a repetir, só se aprender a escrever, escrevendo. Isso depende das leituras que se faz e do exercício diário da escrita. Não tenho a pretenção de formar escritores, mas autores de suas histórias, pessoas com texto próprio, o que nos dias atuais já é um avanço.

Um comentário:

  1. A inportancia da leitura
    A leitura e imporante,porque sem a leitura as pessoas nao tem informaçoes
    Por que sem a leitura as pessoas nao vao se comunicar ,com outras pessoas
    por isso temos que aprender a ler e criar,
    A leitura não só é importante para as crianças,mas para os adultos também




    nomes :leonardo rosa, jeferson

    ResponderExcluir